quinta-feira, 21 de junho de 2007

Praça São José: passeio em Mogi Mirim


Esta praça fica no grande centro da cidade. É rodeada por comércios dos mais distintos, indo de bares a escritórios de advocacia. Tem uma parte considerável de arborização, um banheiro público (com as paredes todas pichadas) e grande parte de sua extensão é ocupada pela Matriz de São José (uma grande, bonita e tradicional igreja que está com seu estacionamento em construção). Há um monumento que homenageia cidadãos mogimirianos que foram para a Segunda Guerra Mundial.
Freqüentada por diferentes tipos de pessoas: aquelas que passam ali apenas para ir ao trabalho, aquelas que vão lá para passear e se sentar um pouco e até aquelas que ficam lá depois de exagerar um pouquinho nos bares.
Seu espaço é usado pela religião católica, para as pessoas descansarem à sombra de suas árvores, para a passagem de pedestres e até para recolher material reciclável.
Situações de contrastes não foram por nós notadas, mas sim de relacionamento entre estabelecimentos. Três pontos comerciais foram construídos um ao lado do outro, em uma grande sacada de seus proprietários: um cartório de notas, uma imobiliária e um escritório de advocacia.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom esse BLOG me ajudou muito