quinta-feira, 21 de junho de 2007

Praça Rui Barbosa

Vocês sabem por que o nome da praça é Rui Barbosa?
Rui Barbosa foi um paladino da lei e da liberdade. Construtor da republica, parlamentar, jornalista, tribuno, escritor e pedagogo.
Mais à frente do busto em sua homenagem está o relógio quadrante solar. Uma obra de Fênix Cardajal.
Esta é uma praça com muitas árvores. No centro dela há uma fonte. Ao redor encontramos as lojas, o banco do Brasil, Banespa, banco Real, bancas de jornal e cinema.
A praça, geralmente, é um ponto para os mais velhos. Foi aqui que encontramos um senhor que nos falou um pouco sobre como era Mogi Mirim. Onde é o Bradesco, existia um casarão com um bar embaixo. Onde hoje é o banco do Brasil, era o Hotel Municipal. E ao lado, um bar. A filial do hotel, agora é o banco Real. No estacionamento, funcionava um cemitério, e depois se transformou em casarão. A farmácia 24 horas era um sobrado e embaixo havia uma lojinha. No Palácio do Sorvete era a sede do Moji Mirim Esporte Clube. Ao lado, havia uma livraria e no fundo funcionava a redação da Comarca.
Há muito tempo atrás, existia o footing, que era um jeito dos rapazes e moças se encontrarem. Os homens andavam dando voltas e as moças faziam o caminho contrário; e assim, muitos se apaixonavam. Aquele senhor que nos falou um pouco da cidade, também disse que foi assim que conheceu uma moça e que até hoje estão juntos. Segundo ele, o footing acabou em 1970.
O coreto é bem antigo, e hoje não funciona mais. Porém, há muito tempo atrás tinha banda de música aos domingos. A banda também acompanhava procissões.
Bem em frente do Bradesco há um monumento pequeno em homenagem ao centenário da “A Comarca” (5 de julho de 1900 – 2000).
Depois de observarmos este local, voltamos para a escola. Foi um trabalho interessante, porque mesmo morando aqui há tanto tempo e passanado na praça milhares de vezes, nunca observamos com tantos detalhes tudo o que tem nela.

Nenhum comentário: